Pedro Torres, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, realizou uma mobilidade ERASMUS para ensino na Universidade de Southern Odense, Dinamarca (SDU) entre os dias 6 e 8 de março de 2017.
A mobilidade foi realizada no âmbito da robótica médica, tendo como objetivo a identificação de pontos de interesse comuns e o estabelecimento de um consórcio internacional no qual o IPCB poderá ser envolvido na execução de projetos. Nesse sentido, foram realizadas diversas reuniões com investigadores e alunos de doutoramento da área médica e da robótica industrial, bem como visitas aos laboratórios de robótica da Universidade, projetos e equipamentos. O docente da EST/IPCB teve ainda oportunidade de lecionar uma aula sobre modelação cinemática para alunos de Bioengenharia da Universidade.
Odense é uma cidade tradicionalmente conhecida pelas empresas ligadas à robótica nas quais a Universidade desempenha um papel importante. Exemplo disso é a empresa Universal Robots que nasce de uma spinoff da universidade. Destacam-se também outras empresas como a MIR – Mobile Industrial Robots, a Blue Ocean Robotics, entre outras, todas elas membros integrantes do cluster Odense Robotics que dinamiza todo o ecossistema envolta da universidade e das empresas.