O IPCB Solar Racing Team acaba de vencer a corrida Maratona da Portugal Solar Challenge 2017, 3.ª Corrida de veículos elétricos movidos exclusivamente a energia solar. A corrida, organizada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), realizou-se no dia 31 de março e teve como objetivo a promoção da mobilidade sustentável, em particular os veículos solares de baixo custo.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco fez-se representar pelo IPCB Solar Racing Team, um grupo de professores e alunos da Escola Superior de Tecnologia que desde 2016 se dedicam à construção de veículos movidos a energia solar.
Animados pelos excelentes resultados obtidos o ano passado nas provas VS-Solar Challenge 2016 (Massamá, Sintra) e Portugal Solar Challenge 2016 (Campo, Grande, Lisboa), o IPCB Solar Racing Team fez uma atualização da equipa (uma vez que dois dos seus anteriores membros já se licenciaram) e efetuou um conjunto de melhorias num dos seus dois veículos de forma a poder participar nas competições deste ano. Apesar do esforço ter sido concentrado apenas nas duas últimas semanas e da desvantagem de ser a equipa mais nova a entrar nestas competições (que se iniciarem em 2015), o esforço e empenho de todos foi largamente compensado pelos ótimos resultados alcançados nesta primeira competição do ano: o primeiro lugar na prova Maratona / Melhor Equipa.
A prova Maratona / Melhor Equipa foi realizada num percurso composto por retas longas, curvas rápidas e apertadas e com um perímetro total de cerca 1500 metros. Ao longo de trinta minutos os seis carros em pista (a maioria deles construídos pelos alunos do Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da FCUL) competiram entre si numa corrida de endurance em que a cada 10 minutos havia a obrigatoriedade de troca de pilotos. A superioridade do veículo solar albicastrense, aliado ao excelente desempenho da dupla de pilotos Luís Silva & Luís Neto, fez com que a equipa IPCB Solar Racing Team ganhasse esta competição com larga vantagem sobre os restantes veículos em prova.
O IPCB Solar Racing Team é composto por professores e alunos da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial da ESTCB, com ligações à Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis, Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações e Licenciatura em Engenharia Industrial e define-se como “Um grupo de chispas & faíscas à procura de um (primeiro) lugar ao Sol”.