O Instituto Politécnico de Castelo Branco integra a equipa responsável pelo projeto piloto para a gestão colaborativa Parque Natural do Tejo Internacional. A formalização da parceria, que inclui os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Quercus e a Associação Empresarial da Beira Baixa, teve lugar em cerimónia realizada na Casa das Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, no dia 18 de abril, e foi presidida pelo Primeiro Ministro, tendo contado também com a presença do Ministro do Ambiente.
As sete entidades parceiras integram o Conselho de Gestão, tendo sido designado como presidente o autarca de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira. Os restantes membros da direção são o ICNF e a Quercus.
Para além de definir o modelo de governação para o projeto piloto, o protocolo define igualmente um plano de ação a desenvolver nos próximos dois anos e espera-se que possa vir a ser replicados noutras zonas do país, com as devidas adaptações ambientais, sociais e culturais.
 

Partilhe