A Escola Superior de Educação do IPCB realizou no dia 15 de maio o Encontro anual dos Estágios Curriculares em Serviço Social da ESECB 2016-2017, organizado pela Coordenação do curso, pela equipa de professores supervisores e alunos-estagiários.
As questões éticas no processo de estágio curricular foi o tema em debate, tendo-se optado por discutir o modelo de formação prática nesta Licenciatura do IPCB, usando uma metodologia de reuniões plenárias entre cada um dos grupos de actores constituintes: alunos-estagiários, profissionais-orientadores e professores-supervisores pedagógicos.
Foi ainda dinamizada uma exposição intitulada "Quem somos, onde estamos" constituída por uma mostra de cartazes alusivos às 50 organizações sociais que acolhem os estagiários do curso, evidenciando quem são os 89 alunos de Serviço Social da ESECB, distribuídos entre o estágio de Observação (2.º ano) e o estágio pré-profissional (3.º ano), e que tipo de projetos foram dinamizados.
Foram muito ricos os contributos recolhidos, baseados numa lógica de crítica construtiva que resultarão no aperfeiçoamento dos dispositivos e procedimentos científico-pedagógicos a realizar no programa de formação prática em Serviço Social da ESECB.
A organização do evento agradece a todos aqueles que diretamente participaram, viabilizando a realização deste Encontro. Um cumprimento especial à Direção da ESECB e à Presidência do IPCB pelo apoio à realização de mais um Encontro Anual de Estágios.
A continuar!