No âmbito do projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico STAI.Bin, cuja entidade promotora é o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), decorre no dia 12 de abril, na Covilhã, uma sessão de apresentação do mercado eletrónico de proximidade Smartfarmer da Beira Interior. Esta sessão realiza-se no Auditório da Câmara Municipal da Covilhã, contando com o apoio desta entidade como dinamizadora, no território.
O objetivo desta sessão é dar a conhecer o mercado eletrónico Smartfarmer a eventuais utilizadores, nomeadamente produtores agrícolas e consumidores coletivos do território da Beira Interior, particularmente as organizações sociais com serviços de restauração. No decurso da sessão, para além da apresentação do projeto STAI.Bin, serão evidenciadas as potencialidades dos circuitos curtos agroalimentares e dos mercados eletrónicos de proximidade entre produtores e consumidores Smartfarmer, dedicando-se especial atenção ao processo de demonstração deste portal, em que os participantes tomarão contato direto com o funcionamento do mesmo.
O SmartFarmer é uma ferramenta eletróncia promovia pela OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa. Este portal engloba vários Mercados Eletrónicos de Proximidade, regionais, organizados numa lógica de “Circuitos Curtos de Proximidade”. O SmartFarmer da Beira Interior tem conta com a gestão partilhada das entidades ADES - Associação Empresarial do Sabugal e AAPIM - Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha.
O projeto de investigação STAI.Bin pretende promover e avaliar o impacto social, económico e ambiental do mercado eletrónico Smartfarmer da Beira Interior. Este projeto é liderado IPCB e integra como parceiros o Instituto Politécnico da Guarda, a Associação EcoGerminar e a EAPN Portugal.
Para acompanhar este projeto consulte staibin.ipcb.pt.