A equipa de basquetebol do IPCB participou na fase final do Campeonato Nacional Universitário, realizado entre 16 e 23 de abril na cidade anfitriã de Aveiro, obtendo um digno 3º lugar dos Institutos Politécnicos nacionais, ficando mesmo consagrada como a 11ª melhor equipa entre todas as equipas participantes!

Os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, equipa composta por jogadores amadores, honraram o IPCB pela forma como lutaram para ganhar, de tal forma, que os jogos só ficaram decididos nos segundos finais de cada partida.
Os alunos do IPCB esmeram-se, sofreram e ultrapassaram em muito as suas expectativas e até as suas capacidades comparativamente à qualidade e experiência dos seus adversários.

A grande diferença residiu na eficácia das equipas adversárias, pois o treino diário das equipas federadas, a que pertencem os jogadores de todas as outras instituições de ensino superior, não é comparável aos 2 treinos semanais dos alunos do IPCB. Para contextualizar esta realidade, a equipa de basquetebol do IPCB jogou contra jogadores federados, muitos deles em equipas séniores, alguns na 2º Liga profissional (como da equipa campeã universitária AAUAv).
Os bravos alunos foram: João Carpinteiro aluno da ESECB, Pedro Costa aluno da ESALD, Vedad aluno de ERASMUS na ESTCB, Guilherme Farias aluno da ESECB, Diogo Cruz aluno da ESECB, Hélio Correia aluno da ESTCB, Jorge David aluno da ESTCB, Edson Salvador aluno da ESTCB, Bruno Barros aluno da ESTCB, Geoffrey Spencer aluno da ESTCB, Miguel Lopes aluno da ESTCB, José Cruz aluno da ESTCB.

A equipa do IPCB é ainda constituída pelo treinador e professor da ESECB Doutor João Rocha, pelo coordenador da licenciatura em Desporto e Atividade Física da ESECB, professor Doutor Rui Paulo e pelo diretor de Equipa Diogo Guiomar.