Um grupo de docentes da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, que na sua maioria integram a Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais - Age.Comm, do Instituto Politécnico de Castelo Branco participaram 24.º Congresso Nórdico de Gerontologia, realizado em Oslo (Noruega), onde apresentaram 8 trabalhos na área do envelhecimento, resultado da atividade de investigação de 14 docentes e alunos do IPCB.
Um dos trabalhos é a primeira comunicação resultante do projecto EUROAGE sobre a interação idosos-robots (Interaction Human-Robot: A methodological proposal to evaluate actions performed by robots to elderly) e outros dois dos trabalhos apresentados divulgam os primeiros resultados do Plano Gerontológico de Idanha-a-Nova (Ageing profiles in the rural interior border of Portugal e Consequences of demographic changes on formal and informal networks – A Portuguese case study).
Foram ainda apresentados 3 trabalhos sobre a interferência das tarefas cognitivas e motoras no desempenho funcional de idosos, resultado de um trabalho de investigação que vem sendo desenvolvido nos últimos 3 anos (Effect of a dual-task exercise program on kinematic gait changes in the elderly; Dual and multitasks in older people: A proposal to measure performance in cognitive and motor tasks e The Balance Confidence, Health Status and a multitasking evaluation protocol in the elderly),  bem como os resultados de dois trabalhos finais de mestrado de alunas do Mestrado em Gerontologia Social do IPCB (Chronic Pain, Family Functionality and Loneliness in Elderly Followed by Pain Service e The Social Representations in Direct Action Workers in Nursing Homes: Influence in the Communication).
Neste congresso foram apresentados mais de 600 trabalhos e a maior representação portuguesa foi a dos docentes do IPCB (António Coutinho, Cristina Pereira, Maria João Guardado Moreira e Vítor Pinheira).