O Projeto Hospital Bem Crescer, dinamizado por docentes e alunos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB está presente de 24 a 28 de setembro no Forum Castelo Branco, no âmbito da Semana da Saúde e Bem-Estar.
O Projeto Hospital Bem Crescer é direcionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, que em ambientes de prestação de cuidados de saúde simulados levam os seus brinquedos para que sejam tratados os seus problemas de saúde. Este Projeto tem como objetivo diminuir os medos das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais/ centros de saúde ou outros), relativamente à prestação de cuidados de saúde e aos profissionais de saúde.
O espaço criado no Forum Castelo Branco integra diversos espaços hospitalares, nomeadamente sala de espera, sala de triagem, consultas, enfermarias de pediatria e neonatologia, salas de medicação, tratamentos, entre outros. Os brinquedos “doentes” podem ser tratados com todo o cuidado por estudantes da licenciatura em Enfermagem da ESALD – IPCB, que simulam a realização de diversos procedimentos, nomeadamente intervenções e educação para a saúde, adequados à situação apresentada pelo brinquedo e criada pela criança.
Pretende-se que esta experiência ajude as crianças a desenvolver competências para que, em situação de urgência, consultas ou internamento, estas possam gerir as emoções, facilitando a adaptação e o confronto com os seus medos face aos cuidados que lhe são prestados e à relação com os enfermeiros, médicos, ou outros profissionais de saúde.