O docente da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Paulo Gonçalves, participou na conferência do IEEE/RSJ "Intelligent Robots and Systems – IROS’2018" que decorreu em outubro, em Madrid.
Este ano, a conferência foi subordinada ao tema "Towards a Robotic Society", pois, segundo a organização “a robótica mudará as nossas vidas num futuro muito próximo, estando os investigadores atualmente a melhorar a interação entre humanos e robôs para a nova sociedade robótica”.
Vários foram os temas abordados na conferência, não só do ponto de vista técnico, como também do ponto de vista da sociedade. Do ponto de vista técnico, destaca-se a interação humano-robô, robôs sociais, sistemas autónomos inteligentes, perceção inteligente. Do ponto de vista dos aspetos sociais, salienta-se as questões legais, éticas, humanitárias, normativas, a coexistência humano-robô, bem como a questão do emprego.
A participação do docente da ESTCB-IPCB Paulo Gonçalves, realizou-se a vários níveis, não só científico, através de reuniões de grupos de trabalho do IEEE, como também pela organização de um workshop e de uma sessão especial. 
Nas reuniões de grupos de trabalho, destaca-se a reunião “Elaborar normas para robótica autónoma”, na qual Paulo Gonçalves é co-chair do grupo, e a representação formal de tarefas robóticas e a reunião do grupo de robótica humanitária para monitorização dos projetos em curso, financiados pelo IEEE. A nível científico apresentou o trabalho, elaborado em conjunto com colegas do Instituto Politécnico de Milão e da Universidade de Verona, sobre representação formal de ações e sequências de ações para robôs.
O workshop "Collaboratively Working towards Ontology-based Standards for Robotics and Automation" organizado pelo docente, teve a participação de especialistas na área que apresentaram comunicações sobre a aplicação de ontologias em robótica, a representação do conhecimento em sistemas robóticos, a ética na área da robótica e sistemas inteligentes e robótica na cloud.

Partilhe