Rogério Dionísio, docente da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi o orador convidado na Conferência Internacional RTUWO’18 – Advances in Wireless and Optical Communications (IEEE), em Riga, na Letónia.

O docente da ESTCB-IPCB, dinamizou um Workshop intitulado “Spectrum Engineering towards 5G: Helping to ensure eficient and interference-free wireless communications” utilizando como recurso o software SEAMCAT. Este software é desenvolvido pelo ECO – European Communication Office e é utilizado pelos reguladores europeus do espetro radioelétrico e por vários organismos da Comissão Europeia.

Os participantes no workshop tiveram oportunidade de conhecer os fundamentos das interferências rádio entre sistemas de comunicação sem fios e, desta forma, potenciar soluções para diminuir ou eliminar essas interferências.

A conferência internacional RTUWO’18 – Advances in Wireless and Optical Communications (IEEE) realiza-se anualmente, sendo debatidos e apresentados os mais recentes avanços científicos e tecnológicos nas áreas da comunicação com fibra ótica e com sistemas rádio sem fios. As redes de comunicação de 5ª geração (5G) que deverão entrar em funcionamento em 2021 foi um dos temas debatidos.

Mais informações em:
www.rtuwo.org / www.seamcat.org