A Escola Superior de Educação do IPCB e o Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura do IPCB associaram-se às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, a decorrer em todo o mundo durante o ano 2019.
Esta iniciativa pretende evidenciar, tal como declarado pela UNESCO, “a importância de uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras”.
Para celebrar o 150.º aniversário deste feito crucial para a ciência, os docentes da ESECB Fátima Regina Jorge, Fátima Paixão e Paulo Afonso organizaram uma Jornada que decorreu a 10 de abril, e que incluiu um momento de música de compositores contemporâneos de Mendeleev, interpretada por José Raimundo e Pedro Ladeira, da ESART-IPCB, e a conferência – 150 anos da Tabela Periódica, proferida por Elisa Maia, investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Foram ainda apresentados trabalhos e dinamizados jogos sobre esta temática, com a participação dos estudantes da licenciatura em Educação Básica e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Recreação Educativa para Crianças e em Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia. Estes trabalhos poderão, mediante manifestação de interesse, ser disponibilizados para exposição nos Agrupamentos de escolas da região.
A criação Tabela Periódica recai em Dimitri Mendeleev, um químico russo que em 1869 escreveu os elementos conhecidos (63 na época) em cartões e os organizou em colunas e linhas (os grupos e os períodos) por ordem crescente das suas massas atómicas e com base nas respetivas propriedades químicas e físicas. Contudo, nas circunstâncias em que a regra da ordenação pela massa não aparentava coerência, fez prevalecer a organização em colunas dos elementos com propriedades semelhantes, deixando mesmo alguns lugares vazios para os quais previu que viessem a ser ocupados por elementos, ao tempo, ainda desconhecidos. De facto, daí até ao presente, a Tabela Periódica já atingiu 118 elementos.