A Escola Superior Agrária do IPCB realiza no dia 10 de maio as Jornadas de Proteção Civil, que têm como objetivo reunir na ESACB-IPCB um elevado número de pessoas com interesse pelas questões da Proteção Civil, desde a comunidade académica do IPCB, os técnicos municipais, elementos dos serviços de bombeiros voluntários e municipais, membros da estrutura nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil - ANEPC, e de outras agências nacionais, e ainda entidades que desenvolvem atividade na área da avaliação e prevenção de riscos.
Pretende-se que este evento seja um espaço aberto, abrangente e privilegiado para alargar redes de contactos, estabelecer novas parcerias, divulgar e debater os temas e as problemáticas da Proteção Civil, junto de investigadores, técnicos e decisores.
O evento tem a duração de um dia e conta com a presença de 12 oradores convidados, distribuídos por três sessões.
A Proteção Civil constitui um domínio de crescente importância na promoção da segurança dos cidadãos e da qualidade de vida das populações. O aumento da frequência e da intensidade dos desastres naturais, os riscos tecnológicos e sociais, atuais e emergentes, revelam a necessidade do desenvolvimento da Proteção Civil na sociedade atual.
O Politécnico de Castelo Branco tem em funcionamento desde 2005 uma licenciatura na área da Proteção Civil, que tem como objetivo formar técnicos com conhecimentos multidisciplinares e uma visão integradora em relação aos problemas e desafios colocados na área da Proteção Civil, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de segurança, prevenção e planeamento.

Consulte aqui o programa do evento...