Fernanda Delgado, Professora adjunta da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Investigadora doutorada do CERNAS/ IPCB, em co-autoria com Sílvia Ribeiro, Investigadora Doutorada em Biologia do Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos e Paisagem, são autoras da obra monográfica "Antologia da Flora da Serra do Moradal". A apresentação pública da obra realizou-se no dia do Concelho de Oleiros, na casa de Cultura de Oleiros, tendo contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, do Vereador Dr. Victor Antunes e do Dr. Leonel Azevedo, Presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Cardosa, responsável pela edição desta monografia como uma edição do Cardo, Boletim Cultural e Informativo. Este guia visa dar a conhecer a importância que o coberto vegetal apresenta na serra do Moradal, contribuindo para a correta identificação das espécies vegetais que podem ser preservadas ou valorizadas, constituindo uma mais-valia e um recurso para as populações e para o público interessado. As autoras agradecem o apoio da Escola Superior Agrária do IPCB, pelos meios disponibilizados para a realização do trabalho de campo, e o patrocínio das Juntas de Freguesia de Sarnadas de São Simão, de Estreito/ Vilar Barroco e de Orvalho, bem como da Câmara Municipal de Oleiros por ter suportado os custos da edição.