
O estágio “Construção e Controlo de Drones” teve como objetivo cativar os mais jovens para as áreas da engenharia, ensinando-os a construir um drone de raiz e colocá-lo a voar. O estágio foi dinamizado pelo docente Pedro Torres e contou com a presença de alunos do ensino básico e secundário provenientes de Lisboa e Castelo Branco, que durante a semana aprenderam alguns conceitos de eletrónica, aeronáutica, segurança aeronáutica e pilotagem. Contou ainda com o importante contributo do FABLAB – Castelo Branco, que abriu as suas portas a estes alunos para dar a conhecer o que se lá faz e dinamizar algumas atividades de prototipagem rápida.
O docente José Vieira lecionou o curso “Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador”, formação que teve participantes provenientes de Braga, Montijo e Castelo Branco. O estágio integrou os alunos nas atividades de investigação e desenvolvimento do laboratório de Sistemas Eletrónicos e Inteligência Artificial, através do desenvolvimento de aplicações simples de sistemas inteligentes com microcontroladores. Como projeto final foi implementado o controlo de um sistema de iluminação LED (Light Emition Diodes) RGB (Red, Green e Blue), com definição da cor e intensidade desejadas. Estes exercícios foram desenvolvidos programando em linguagem C e com hardware físico real.
O estágio “O ar que respiro tem qualidade? Vou descobrir com a Internet das Coisas” foi orientado pelo docente Rogério Dionísio e integrou 6 estagiários em atividades laboratoriais envolvendo o uso de sensores, a sua ligação às redes se comunicação sem fios LoRaWAN/ WiFi e a programação de interfaces gráficas num computador para visualização e tratamento estatístico dos dados recolhidos. Nas atividades de campo, os estagiários envolveram-se na instalação de equipamentos de monitorização da qualidade do ar exterior e na montagem de uma estação meteorológica. O estágio integrou duas visitas: às instalações técnicas do Forum de Castelo Branco e ao FabLab de Castelo Branco.

O feedback por parte dos alunos envolvidos iniciativas foi bastante positivo e encorajador para continuar a desenvolver atividades de divulgação e de incentivo à inserção de jovens nas áreas de engenharia.