Ofélia Anjos, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, apresentou a comunicação “Extraction of phenolic compounds from Acacia flower by Energized Dispersive Guided Extraction” por convite da organização do 5th International Caparica Christmas Conference on Sample Treatment.

O trabalho insere-se no âmbito do doutoramento de Soraia Inês Pedro, 1.º autor e doutoranda da docente, contou com a colaboração de Eugénia Gallardo, de Tiago Rosado, de Ana Aysa Simão, de Jorge Gominho e da docente do IPCB, estando integrado no Projecto Acacia4FirePrev.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Acacia4FirePrev pretende estudar diversas utilizações para as espécies invasoras de acácia, de modo a tornar rentável o seu arranque e ajudar no combate à sua disseminação.

A docente da Escola Superior Agrária do IPCB publicou ainda o capítulo “Insights into the Consumption of Edible Flowers in Costa Rica” no livro “Exploring Cities and Countries of the World. Volume 3”, da editora Nova Science Publishers, Inc., USA.

Elaborado em coautoria com Raquel Guiné, Paula Correia, Sofia Florença e Keylor Moya, o texto descreve, numa amostra de consumidores da Costa Rica, o nível de perceção sobre flores comestíveis, se e como as consomem, como as compram e o quanto estão familiarizados com os possíveis riscos para a saúde associados ao seu consumo.

A publicação pode ser consultada online, em https://novapublishers.com/shop/exploring-cities-and-countries-of-the-world-volume-3