A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB vai realizar uma Palestra sobre Células Estaminais, no dia 22 de março, pelas 14h00, na sala 3.
Os temas a abordar serão “Células Estaminais do Sangue e do Tecido do Cordão Umbilical - utilização atual e potencialidades futuras” e “Colheita de Sangue e Tecido do Cordão Umbilical - Principais aspetos a ter em conta”.
Esta palestra, aberta a toda a comunidade escolar, surge como complemento aos conteúdos programáticos lecionados no 2º semestre, do 3º ano da unidade curricular de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica. As células estaminais hematopoiéticas recolhidas a partir do sangue cordão umbilical já permitem tratar mais de 80 doenças, aplicáveis ao próprio ou a familiares.
Os objetivos desta iniciativa são divulgar a importância das células estaminais, conhecer o processo de criopreservação das células estaminais (desde a divulgação, colheita, armazenamento e utilização), informar sobre as patologias onde são utilizadas células estaminais e a investigação em curso no âmbito das células estaminais.
A solução de criopreservação de células estaminais do tecido do cordão umbilical inclui um método complementar de processamento do tecido, permitindo a criopreservação de mais células e a disponibilização imediata das mesmas, em caso de necessidade. Inclui as 3 restantes soluções, o acompanhamento 24h/7dias por semana e a garantia adicional de qualidade
Após cumpridos todos os critérios para a criopreservação com sucesso, os pais recebem o Certificado de Armazenamento, no qual segue toda a informação relativa à amostra. As células estaminais são conservadas por um período de 25 anos e podem ser solicitadas em qualquer altura, através de requisição médica da amostra.

 

Partilhe