A Escola Superior de Tecnologia do IPCB marcou presença no IOT Challenge PT, que decorreu nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. Organizado pela PT empresas, este evento permite que Startups, investigadores e empresas integradoras que atuam no mercado M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet of Things), possam desenvolver soluções inovadoras de Internet of Things ou adaptar as suas soluções IoT e inová-las.
A equipa do IPCB foi constituída por Ricardo Mendes, aluno do CTeSP de Instalações Eléctricas e Telecomunicações e Fernando Pires Silva, licenciado em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações pela ESTCB, e que é atualmente colaborador na Allbesmart, uma start-up spin-off do IPCB. A acompanhá-los esteve Paulo Marques, professor na Unidade Técnico-Científica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da ESTCB.
O projeto desenvolvido pela equipa, durante os dois dias do evento, consiste em disponibilizar de forma aberta e independente informação sobre o nível de radiação ionizante medido na atmosfera. A equipa levou para o IoT Challenge uma sonda Geiger-Muller e desenvolveu uma plataforma Web para monitorização remota do nível de radiação medido em uSv/h (Micro Sievert por hora) a cada 10 minutos. Ao mesmo tempo, a plataforma mostra os níveis de alerta recomendados pelos organismos de saúde internacionais, podendo também ser configurados alertas, a ser enviados via SMS.

Partilhe