O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Portugal Polytechnics International Network (PPIN), está presente na 57.ª edição da FACIM – Feira Internacional de Maputo, o maior evento comercial moçambicano, este ano dedicado à industrialização, centrando-se na inovação e diversificação da economia daquele país.

Organizada pela Agência para a Promoção de Investimento e Exportações, a FACIM conta com a participação de 350 empresas de mais de duas dezenas de nações, as quais se juntam às 1750 moçambicanas, congregando todos os sectores económicos num evento que inclui exposições, seminários, sessões de promoção e bolsas de contacto.

Para além dos politécnicos, no pavilhão de Portugal, a cargo da Fundação AIP, estão representadas diversas entidades que ali pretendem estabelecer parcerias e negócios, bem como promover o país junto dos visitantes profissionais do certame multissectorial que arrancou a 29 de agosto e decorre até 4 de setembro no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, no distrito de Marracuene, província de Maputo.

Neste âmbito, a PPIN visa dar a conhecer o melhor que Portugal tem para oferecer ao nível da educação, investigação e inovação, tendo como propósito estabelecer uma rede presencial de ensino superior no estrangeiro, estreitar a relação com as empresas, e reforçar a captação consistente de estudantes internacionais.

Em simultâneo, o IPCB integra diversas iniciativas e missões. Depois da cerimónia de formalização do Embaixador Projeto PPIN e da conferência do Diretório da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique, onde o professor Nuno Caseiro representou o Politécnico de Castelo Branco num debate sobre investimento e talento, estão agendadas visitas a escolas secundárias de Maputo e de Matola.

Somam-se o Fórum de Negócios e Investimentos e a V Cimeira Luso-Moçambicana, coincidindo com o dia dedicado a Portugal e o encontro entre as entidades oficiais dos dois países, prevendo-se, no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação (2022-2027), a assinatura de acordos em diversas áreas, incluindo a educação.