O Politécnico de Castelo Branco retoma atividades letivas e não letivas presenciais, em consonância com as decisões assumidas pelo Conselho de Ministros que confirmam a reabertura das atividades letivas e não letivas presenciais nas instituições de ensino superior a partir de 19 de abril. É assim levantada a suspensão vigente e ficam autorizadas todas as deslocações para a realização de atividades no IPCB, bem como a sua frequência, para a realização de provas e exames e demais atividades.

A retoma progressiva das atividades ocorre sob acentuadas restrições e com a adoção de medidas de segurança promotoras do integral cumprimento das recomendações das autoridades de saúde. A utilização de equipamentos de proteção individual, a desinfeção de espaços coletivos, e a adaptação das instalações e definição adequada de trajetos garantem condições de segurança a toda a comunidade.

Caberá aos órgãos de cada Escola Superior planear a retoma das atividades letivas e não letivas presenciais de acordo com as especificidades próprias de cada curso e unidade curricular, definindo prioridades de retoma em função dessa mesma especificidade. Numa primeira fase, as aulas presenciais terão lugar, fundamentalmente, para as unidades curriculares onde a presença física dos estudantes é imprescindível, como é o caso das aulas práticas e laboratoriais.

Os estudantes deverão informar-se do plano de retoma adotado em cada Escola do IPCB e, em particular, em cada curso ou unidade curricular. No que se refere a refeições, será retomado o funcionamento dos bares e refeitórios à medida que se concretizar o plano de retoma de cada Escola.

A retoma das atividades presenciais será acompanhada da testagem a toda a comunidade académica no âmbito da adesão do IPCB ao programa de testagem da Cruz Vermelha Portuguesa - Ensino Superior. Os testes são gratuitos e voluntários e destinam-se a docentes, não docentes e estudantes, que serão testados à medida que retomarem a sua atividade presencial.

António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se muito satisfeito com a retoma das atividades presenciais, reforçando a importância das mesmas no contexto da plena formação dos estudantes, bem como com a possibilidade de testagem da comunidade académica. Sublinha ainda que o regresso gradual da presença de pessoas na Instituição, nas diferentes escolas e serviços, evidencia o papel do IPCB na criação e difusão de conhecimento e que no momento presente se assume como um exemplo no processo em curso de normalização dos vários sectores da atividade económica.