A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB recebeu a visita de 92 alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano no âmbito do Projeto Hospital Bem Crescer, que tem como objetivo diminuir os medos das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais, centros de saúde ou outros), relativamente à prestação de cuidados de saúde e aos profissionais de saúde.
A alegria no rosto de cada criança espelha as aprendizagens que ganham com esta experiência, que pretende desmistificar a prestação de cuidados de saúde aos mais novos e torna-las mais aptas e capazes de perceber a importância da saúde e dos profissionais de saúde.
Coordenado pela docente Emília Duarte, com a colaboração das docentes Fernanda Cruz, Cláudia Roque e Alda Mendes e dos estudantes do 3.º ano da licenciatura em Enfermagem, o Projeto Hospital Bem Crescer é direcionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, que em ambientes de prestação de cuidados de saúde simulados levam os seus brinquedos para que sejam tratados os seus problemas de saúde.
Os brinquedos “doentes” podem ser tratados com todo o cuidado por estudantes da licenciatura em Enfermagem da ESALD-IPCB, que simulam a realização de diversos procedimentos, nomeadamente intervenções e educação para a saúde, adequados à situação apresentada pelo brinquedo e criada pela criança.