A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESALD-IPCB) vai organizar uma ação de promoção de saúde destinada a pessoas com Diabetes Tipo 2.
Esta ação insere-se num protocolo de investigação no âmbito do Projeto MOVIDA, financiado pelo Programa 2020 – FEDER. O projeto envolve na sua globalidade três instituições de ensino superior, os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, de Leiria, e de Tomar, sendo que a componente de prescrição de exercícios na diabetes e a avaliação de biomarcadores séricos será desenvolvida por uma equipa de investigadores da ESALD-IPCB, das licenciaturas em Fisioterapia e em Ciências Biomédicas e Laboratoriais.
O Projeto MOVIDA encontra-se dividido em 4 módulos:
  • MOVIDA.cronos, tendo por objeto a doença crónica;
  • MOVIDA.eros, que visa desenhar e incorporar um programa de reabilitação cardíaca;
  • MOVIDA.domus destinado a monitorizar alterações ao padrão das atividades de vida diária;
  • MOVIDA.polis com objetivo de manter ou melhorar a condição física em utilizadores saudáveis através de treino adaptada às características e desempenho de cada utilizador.
Espera-se que o projeto MOVIDA.cronos permita contribuir para a criação de programas funcionais de saúde na comunidade, promovendo hábitos saudáveis capazes de fazer uma ligação célere e eficiente entre profissional de saúde/utilizador, promovendo uma comunicação eficaz através de canais eficientes, e uma linguagem adequada, com leituras de resultados e prescrições de exercício em tempos reais.
Este projeto é constituído por um programa de caminhadas a realizar durante 3 meses (2 vezes por semana), com monotorização efetuada através de uma plataforma digital que integra uma aplicação móvel e uma interface de prescrição de exercícios, com objetivo de monitorizar a atividade física seguida por pessoas com Diabetes tipo 2, com mais de 55 anos. A monitorização é realizada com recurso a telemóvel, de preferência um smartphone.
Os interessados em participar deverão contactar a ESALD através do nº 272 340 563, até ao dia 30 de maio, para fazer uma pré-inscrição e marcação de alguns testes prévios à participação no Programa de Caminhadas. O número de inscrições é limitado e o programa é gratuito.

DÊ UM PASSO PELA SUA SAÚDE E VIVA MELHOR!