O Seminário “Promoção da Parentalidade Positiva e Impactos nos Comportamentos dos Jovens” teve como objetivo promover um maior envolvimento parental no percurso escolar dos alunos, tendo sido organizado no âmbito do Projeto de Estágio Pré-Profissional que está a ser realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano por Mónica Góis, estudante da licenciatura em Serviço Social do IPCB.

A iniciativa teve como público-alvo os encarregados de educação dos alunos do 9.º e 10.º ano e toda a comunidade escolar da Escola Secundária Amato Lusitano e da Escola Superior de Educação do IPCB.

Os trabalhos iniciaram com uma breve introdução por parte da aluna acerca ao seu projeto de estágio, respetivos objetivos e atividades, e com a intervenção da Dra. Fátima Alexandra Santos, orientadora do seu estágio pré-profissional, com a comunicação “O papel do Assistente Social na Promoção da Parentalidade Positiva em contexto escolar”. Seguiu-se uma apresentação online por parte da Dra. Bárbara Ramos Dias, Psicóloga Clínica, que abordou o tópico “Socorro: como lidar com a personalidade d@ meu/minha filh@?” e a intervenção da Professora Doutora Maria João Guardado Moreira, que abordou o tema “Família e as suas mudanças ao longo do tempo”. A iniciativa incluiu ainda a intervenção da Professora Doutora Cristina Pereira, que abordou “Os Estilos Parentais na sua relação com o xadrez identitário e relacional dos adolescentes”, tendo terminado com a intervenção da Professora Dra. Clotilde Agostinho, que se referiu à “Parentalidade Positiva e desempenho escolar dos filhos: propostas de intervenção”

Terminado o seminário, conclui-se que será importante aumentar a participação dos pais neste tipo de iniciativas. Porém, “o caminho faz-se caminhando” e ser-se resiliente e não desistir fará com certeza parte do percurso profissional de um Assistente Social.  Foi uma forma de aprender, testar e pensar em novas estratégias de intervenção, pois as dificuldades existem quando se trabalha com públicos-alvo mais desafiadores.