A auditoria ao Politécnico de Castelo Branco realizada pela APCER nos dias 17 e 18 de setembro concluiu que o sistema da qualidade do IPCB tem capacidade para alcançar os objetivos do Instituto e cumprir com os requisitos aplicáveis aos serviços e atividades, estando documentado com base no conhecimento e na experiência acumulada.

Os responsáveis pelos processos da instituição e os colaboradores do IPCB revelaram comprometimento com a melhoria do desempenho do sistema, demonstrando conhecer e entender os requisitos aplicáveis aos seus serviços, processos e atividades, incluindo os requisitos dos alunos e outras partes interessadas. Como pontos fortes, registam-se os seguintes: A notoriedade na região de influência; A motivação para melhorar e inovar a organização interna; A experiência acumulada com o sistema da qualidade; A integração do sistema da qualidade com os referenciais da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Acresce a capacidade de adaptação às circunstâncias do combate à Pandemia por COVID-19, mantendo a capacidade de fornecer a generalidade dos serviços, com as devidas adaptações.

O IPCB evidenciou no decurso da auditoria estar a satisfazer, de forma consistente, os requisitos dos serviços a prestar, tendo em conta as necessidades e expectativas dos seus alunos e demais partes interessadas, incluindo as obrigações de conformidade e outros requisitos aplicáveis, nomeadamente atualizando para as imposições de prevenção de contágios pelo COVID-19.

António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se satisfeito com o reconhecimento externo obtido, que resulta de um elevado comprometimento interno dos docentes e funcionários não docentes com a Instituição, muito evidenciado pela equipa auditora.