A empresa tecnológica Allbesmart, spinoff do IPCB, venceu o concurso Aveiro 5G Challenge, promovido no âmbito da semana tecnológica Aveiro TechWeek. Dezenas de empresas foram convidadas a apresentar soluções ou serviços que fizessem uso da cobertura móvel 5G disponibilizada pela Altice Labs / MEO na cidade de Aveiro.

Liderada por Paulo Marques, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, a equipa da Allbesmart apresentou-se com uma solução que explora a conetividade 5G para melhorar a segurança rodoviária. Para além do envio e receção de mensagens de alerta, como por exemplo a presença de veículos de emergência ou obras na via, a conetividade 5G foi testada em cenários de ultrapassagem, permitindo ao veículo de trás ter acesso à camara de vídeo do veículo da frente (experiência see-through).

Esta foi a primeira vez que em Portugal uma rede 5G foi usada para comunicações veiculares. O prémio, no valor de 25.000 €, é mais um reconhecimento das capacidades técnicas da Allbesmart e do talento formado pela Escola Superior de Tecnologia na área da engenharia das telecomunicações.