Perante a presença da comunidade académica, instituições de ensino superior, autarcas, empresários e demais convidados, o Presidente eleito do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, e a sua equipa, tomaram posse numa sessão pública do Conselho Geral que decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia.
O Presidente do IPCB António Fernandes, agradeceu a confiança depositada para mais um mandato “agradeço a forma clara e inequívoca com que os membros do Conselho Geral me confiaram os destinos da nossa Instituição para mais 4 anos e serei coerente com a expressiva votação de 95% de votos favoráveis. O processo eleitoral decorreu no escrupuloso cumprimento da legislação vigente, do regimento do Conselho Geral e, claro, do Regulamento de Eleição do Presidente do Politécnico de Castelo Branco, o qual foi aprovado por unanimidade dos 25 membros do Conselho Geral do IPCB”.
“Consolidar a Evolução” será o lema do programa de continuidade da estratégia iniciada no último quadriénio. O programa de ação assenta em cinco princípios essenciais, nomeadamente na especialização e diversificação da oferta formativa focada em novos públicos, adultos e jovens, com especial destaque para as áreas STEAM; na consolidação e valorização da investigação com a dinamização de ambientes de I&D+I; no reforço da cooperação institucional, valorizando o IPCB enquanto centro de ciência, tecnologia, inovação e competências; na sustentabilidade organizacional, apostando em modelos de governação e gestão sustentáveis e transparentes; e na melhoria das infraestruturas.
Referindo-se à recente aprovação da iniciativa legislativa de cidadãos que permitirá aos Politécnicos outorgar o grau de doutor e alterar a designação de Instituto Politécnico para Universidade Politécnica, António Fernandes ressalvou que a lecionação do grau de Doutor irá permitir mais investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I) alavancando não só o IPCB, como também a região onde este se insere. Relembrou igualmente a questão da não homologação da reestruturação organizacional do IPCB, referindo temer que “seja uma oportunidade perdida para o Politécnico de Castelo Branco”, pois o potencial de desenvolvimento da instituição sairia reforçado com a sua aprovação.
No seu discurso, e fazendo um resumido balanço dos últimos 4 anos de mandato, o Presidente do IPCB destacou entre outros, a capacidade muito elevada de concretização das ações propostas, o aumento do número de estudantes, o reforço dos níveis de internacionalização, o aumento significativo de produção científica, a participação em projetos de investigação, a valorização da carreira do pessoal docente e não docente, a retoma do apoio financeiro às Associações de Estudantes, a promoção da digitalização de processos e a renovação das estruturas informáticas, frota automóvel e património.
Terminou o seu discurso com uma mensagem de confiança “Tenho a firme convicção de que o Politécnico de Castelo Branco caminha para uma instituição de ciência e ensino superior cada vez mais moderna, mais especializada, mais sustentável e mais determinante no desenvolvimento económico, social e cultural da região e do país e na valorização das pessoas. Em 2026, já como Universidade Politécnica de Castelo Branco, queremos ter mais estudantes, mais projetos, mais parecerias regionais, nacionais e internacionais, e melhores condições de trabalho”.

O Presidente do Conselho Geral do IPCB, Coronel José Augusto Alves, congratulou o Presidente do IPCB eleito e toda a equipa pela eleição e tomada de posse, enaltecendo as qualidades do Presidente do IPCB António Fernandes e o seu contributo para a comunidade.
Referiu-se também à não homologação da reestruturação organizacional do IPCB e à aprovação “por unanimidade dos deputados que têm assento na Assembleia da República, que os Institutos Politécnicos passem a poder outorgar o grau de Doutor, que até agora só era possível nas Universidades”, mencionando que “foi um longo caminho, que tivemos que percorrer até aqui” e que “temos pela frente um novo estímulo”.
Para o Presidente do Conselho Geral, a valorização do ensino superior, com a devida interligação com as empresas do território, serve de catalisador quer na aquisição de competências e no desenvolvimento de capacidades, quer para a atratividade e fixação de pessoas na região.
Terminou desejando ao novo Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes e à sua equipa, as maiores felicidades e sucessos na condução dos desígnios do IPCB nos próximos quatro anos.
Tomaram também posse os três vice-presidentes do IPCB, Nuno Filipe Alves Gaiola Castela, Luís Manuel do Carmo Farinha, Ana Teresa Vaz Ferreira e o Administrador do IPCB e Serviços de Ação Social, Ricardo Filipe Gonçalves Batista.

Discurso do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco