O Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco organizou um conjunto de 3 Webinares, que terão lugar no mês de setembro, antecedendo o início do ano letivo de 2020/21.

O principal objetivo é o de poder proporcionar espaços de formação e de reflexão acerca de metodologias, abordagens e a utilização de recursos digitais que possam criar contextos educativos mais ajustados a uma docência online.
No dia 15 de setembro, pelas 18:00 horas, tem lugar o webinar “Por um Novo Paradigma de Educação Digital OnLIFE”, proferido por José António Moreira, Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância e Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta.

Conteúdos abordados:
A evolução das tecnologias e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem.
No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes virtuais de aprendizagem nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão de um vírus que provocou o distanciamento físico, inviabilizando a presença de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a adotar práticas de ensino remoto, de ensino a distância, muito diferentes das práticas de Educação Digital em rede que defendemos e acreditamos.
Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo desta comunicação é apresentar a proposição de um novo paradigma de Educação Digital em Rede.

Link para assisir: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97075896626?pwd=NTNWNStrdjYrUTd5blJuM1BNTzlMdz09
ID da reunião
: 970 7589 6626 | Senha de acesso: 469185
Flipped Learning: teoria em casa e aplicação e reflexão na aula” é o tema do segundo webinar, proferido por Ana Amélia Carvalho, Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Coordenadora do LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa) na Universidade de Coimbra. Pode ser acompanhado no dia 17 de setembro, a partir das 18:00 horas.

Conteúdos abordados:
Jonathan Bergmann e Aaron Sams, professores de Química, aperceberam-se que depois de abordarem a parte teórica das suas unidades curriculares, quando começavam a parte prática, em que cada aluno tinha as suas dúvidas terminava a aula.
Então, optaram por apresentarem a parte teórica em vídeo para os alunos verem em casa e na aula resolviam os problemas. Claro que esta abordagem implica que os alunos sejam responsáveis e trabalhem antes de virem para a aula. Como se pode conseguir envolver os alunos neste trabalho prévio à aula? Será esse aspeto, bem como outros que serão apresentados, resultantes da experiência de utilização.

Link para assisir: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92378059028?pwd=QjVjaVZOUThnMlppYnowdmRVMzM4dz09
ID da reunião: 923 7805 9028 | Senha de acesso: 977803
O terceiro e último webinar tem lugar no dia 21 de setembro, também às 18:00 horas, sendo abordado o tema “A plataforma digital Padlet - potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber” por Vânia Graça, investigadora e colaboradora no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED).
A sessão inclui uma componente prática, pelo que cada participante deverá te instalada a plataforma Padlet no seu dispositivo.

Conteúdos abordados:
A utilização da plataforma digital Padlet, enquanto ferramenta cognitiva, situa-se no quadro teórico da aprendizagem construtivista. Constitui um recurso que possibilita a construção de murais virtuais, proporcionando a interação dos sujeitos, através da difusão de ideias, materiais e atividades. Estes murais podem ser construídos pelos alunos ou pelos professores e podem potencializar os processos formativos no ciberespaço. Propiciam, ainda, a aquisição e desenvolvimento de novas competências tecnológicas, sociológicas e linguísticas, fomentando uma participação mais ativa e um maior aumento do sentido de responsabilidade.
Este webinar terá os seguintes objetivos:
  • debater as potencialidades da ferramenta cognitiva Padlet para o ensino e aprendizagem em sala de aula;
  • apresentar alguns exemplos de práticas educativas com recurso à ferramenta Padlet;
  • experienciar algumas das funcionalidades da ferramenta (exercício de cariz prático com os formandos*) em contexto sala de aula.
Link para assisir: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98664734564?pwd=ZTVXN3ZoM1FKckY0Z0lRK2F0bXZIQT09
ID da reunião: 986 6473 4564 | Senha de acesso: 135321