O último workshop do Projeto 4Verbos teve como mote o tema "Como fazer uma entrevista", e contou com a presença da jornalista Lídia Barata, que possui uma vasta e sólida experiência na área.
O workshop foi organizado e dinamizado no âmbito da preparação para o trabalho final do Projeto 4Verbos, designado por "Livros Vivos" e que irá retratar a história de alguns dos nossos idosos, residentes em Castelo Branco.
A jornalista Lídia Barata, esclareceu os estudantes sobre as diferenças entre os vários formatos de texto para notícia, exemplificando na prática como podem ser efetuadas as conversas com os mais "crescidos", de modo a que a informação essencial possa ser recolhida e posteriormente relatada.
O Projeto 4Verbos | Compreender – Pensar – Comunicar – Debater tem como objetivo melhorar a comunicação e integração dos estudantes, tendo sido aprovada a candidatura do IPCB ao Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes.
O projeto, que tem a coordenação da docente do IPCB, Ângela Oliveira, tem como propósito o desenvolvimento das aptidões dos estudantes, iniciando com a leitura e compreensão de textos de natureza diversa e na capacidade de pensar e refletir sobre o seu conteúdo, e a capacidade de estruturar formas de comunicação lógica que permitam defender e argumentar ideias e opiniões.
Dirigido a alunos deslocados e com maiores dificuldades de integração, a iniciativa incluiu workshops temáticos, visitas de estudo, sessões de leitura acompanhada, atividades colaborativas, voluntariado e organização de jogos e debates.