Catarina Marques, estudante do mestrado em Atividade Física na Escola Superior de Educação do IPCB, publicou o artigo "Descriptive analysis of injury types and incidence during futsal preseason across different competitive levels" na revista científica internacional Frontiers in Sports and Active Living. O trabalho surge na sequência da investigação desenvolvida para a dissertação de mestrado da estudante, tendo sido orientado pelos docentes João Serrano e Miguel Rebelo.

O estudo teve como objetivo verificar a tipologia e incidência de lesão, comparando os diferentes níveis competitivos do futsal durante a pré-época, tendo concluído que os jogadores amadores de futsal apresentaram a maior taxa de incidência de lesão durante o período de pré-época comparativamente aos restantes níveis competitivos. No entanto, foi no nível de elite onde ocorreu a maior percentagem de lesões, sendo a sua maioria não traumática e de origem ligamentar, afetando maioritariamente a região do tornozelo.

Os resultados salientam a importância da adoção de programas de prevenção de lesão específicos para as lesões ligamentares e musculares durante a fase da pré-época, independentemente do nível competitivo, auxiliando assim os preparadores físicos e fisioterapeutas no reconhecimento das lesões em cada nível competitivo e conceber estratégias de prevenção, para otimizar o desempenho desportivo do jogador de futsal, essencialmente no nível amador.