Ângela Oliveira, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, integrou como expert uma missão ERASMUS+ à escola EPAPU Nelson Mandela, localizada no estabelecimento prisional de A Lama, em Vigo – Espanha, a convite de Paulo Serra, professor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco.

A missão teve como principal objetivo incentivar a criação de recursos educativos dinâmicos e o uso seguro das tecnologias para fomentar a inclusão nos diferentes níveis de aprendizagem. No primeiro dia foi apresentada a escola e os módulos educativos do estabelecimento, o tipo de alunos e os recursos existentes, assim como proporcionada uma formação em inteligência artificial na educação, em conjunto com os docentes da EPAPU. Nos restantes dias da visita foram realizadas atividades de lecionação com os alunos e professores, onde foram apresentadas diversas metodologias e estratégias do uso da tecnologia interativa em sala de aula, sem recurso à internet.

A docente considerou a experiência extremamente enriquecedora, deixando em aberto a possibilidade de uma colaboração futura nas áreas de formação e desenvolvimento de conteúdos, estando já prevista a realização de um projeto piloto na área do desenvolvimento de conteúdos interativos a serem testados em ambiente prisional, dinamizado por Ângela Oliveira e Paulo Serra.