A Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco realizou uma aula aberta subordinada ao tema Projeto de Segurança Contra Incêndio em Edifícios baseado no desempenho – o futuro da segurança contra incêndios.
Organizada pela SFPE Portugal - Delegação portuguesa da Society of Fire Protection Engineers e pela docente da ESTCB/ IPCB Cristina Calmeiro, a aula aberta teve como orador o Arquiteto Paulo Ramos, Presidente da SFPE Portugal.  O objetivo desta aula foi dar a conhecer aos alunos a abordagem pelo desempenho e incentivá-los a desenvolver investigação na área.
A legislação portuguesa de Segurança Contra Incêndio em Edifícios é prescritiva. No entanto, a tendência regulamentar internacional caminha no sentido de uma aplicação cada vez mais alargada do projeto baseado no desempenho (performance-based design). Nesta aula aberta foi explicado o que é o projeto de Segurança Contra Incêndio em Edifícios baseado no desempenho e quais são as suas vantagens e desvantagens quando comparado com a abordagem tradicional prescritiva. Foi abordado o seu enquadramento jurídico em Portugal, sendo apresentados alguns exemplos de aplicação.
A sessão contou com cerca de 80 participantes - profissionais intervenientes na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios em geral, incluindo técnicos, juristas, académicos e estudantes.