A candidatura do IPCB ao Selo da Diversidade foi premiada com uma Menção Honrosa pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, numa cerimónia pública de reconhecimento, que contou com a presença do Presidente do IPCB, António Fernandes.
Tendo como título “Apoio à Inclusão”, a candidatura submetida em junho de 2023 e agora premiada, tem como principal objetivo a criação de um Gabinete de Apoio à Inclusão, destinado a estudantes da instituição que necessitem de apoio para alcançar o sucesso académico e uma integração plena na academia.
A criação deste gabinete permitirá identificar e potenciar a inclusão de estudantes, não só na academia, como também na sociedade em geral, por meio da implementação de medidas diversificadas de apoio, adequadas e adaptadas às diferentes carências e situações dos estudantes com necessidades educativas especiais.
Para o Presidente do IPCB, o prémio atribuído não é apenas uma demonstração inequívoca da capacidade de trabalho, excelência e mérito da instituição, como também reflete o comprometimento do IPCB na promoção da diversidade e da integridade moral, física e ética de toda a comunidade académica. Esse compromisso é fundamentado nos valores e deveres da academia, no respeito pela dignidade humana, da igualdade e da justiça, da participação democrática livre e do pluralismo de opiniões e orientações, destacando o empenho em construir um ambiente inclusivo e inovador.
Os objetivos do Gabinete de Apoio à Inclusão e da candidatura premiada, são essencialmente a promoção da igualdade de oportunidades, a adaptação dos processos de ensino-aprendizagem às necessidades especificas dos estudantes, a redução  das disparidades relacionadas com a etnia, nível socioeconómico, género e orientação sexual, a capacitação para novas valências e aquisição de competências, a promoção de práticas junto de entidades parceiras e da comunidade, e a realização de ações de sensibilização e formações sobre diversidade e inclusão.
O gabinete será composto por uma equipa multidisciplinar que integra uma psicóloga, apoio técnico-científico e pedagógico, e dois docentes.
Serão ainda integrados na equipa, seis docentes que serão responsáveis pela interligação do Gabinete de Apoio à Inclusão nas seis escolas superiores do IPCB.