Os alunos da licenciatura em Engenharia Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB levaram a cabo durante o mês de dezembro um vasto conjunto de atividades, nomeadamente visitas de estudo, apresentação de projetos e ações de formação.
Um grupo de alunos do 3.º ano realizou uma visita de estudo às instalações técnicas da escola, que teve como objetivo observar in loco três dos pontos nevrálgicos do sistema de climatização (aquecimento e arrefecimento) dos espaços interiores do edifício. A visita de estudo, enquadrado na disciplina de Climatização e Refrigeração, permitiu que os alunos complementassem e sedimentassem os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre em termos dos processos psicrométricos de climatização e das correspondentes instalações mecânicas de AVAC, tendo dedicado especial atenção às Unidades de Tratamento de Ar, à Caldeira/ Chiller responsáveis pela produção de água quente/ fria, bem como à central de bombagem que faz circular a água pelos dispositivos de climatização distribuídos pelas salas e gabinetes da ESTCB (ventiloconvetores, unidades de ventilação, etc.).
Os alunos de Engenharia Industrial visitaram também o sistema de combate a incêndios da Escola Superior de tecnologia, constituído por:
  • Reservatório de água, contendo mais de 90 m3 de água disponível exclusivamente para esse fim;
  • Central de Bombagem para Serviço de Incêndio, constituída pela bomba principal acionada por um motor diesel (motobomba), destinada ao fornecimento de água sob pressão para combate a incêndios e pela bomba auxiliar (também designada por bomba Jockey) que atua como reserva ou como reforço da anterior;
  • Quadro de comando e proteção das bombas;
  • Válvulas e acessórios diversos;
  • Rede de Incêndios Armada (RIA) equipada com bocas tipo carretel.
Esta visita de estudo representa o culminar do percurso de aquisição de conhecimentos teóricos e teórico-práticos dos alunos de Redes de Distribuição de Fluidos do 2.º ano de Engenharia Industrial, o qual neste ano letivo incluiu também a elaboração individual/ em grupo de projetos de traçado e dimensionamento de redes de distribuição para um edifício habitacional de 40 frações distribuídas por 10 pisos, nas seguintes vertentes:
  • Gás Natural (instalação coletiva em Média Pressão e instalações interiores em Baixa Pressão);
  • Água (instalação coletiva de água fria e instalações interiores de água fria e de água quente);
  • Água para Combate a Incêndios (tipo coluna/rede seca).
Num outro âmbito, um grupo de alunos finalistas da licenciatura em Engenharia Industrial concluiu a sua formação académica complementar na área da refrigeração, no seguimento de repto lançado pelo professor responsável pela unidade curricular de Climatização e Refrigeração. Os alunos do 3.º ano inscreveram-se na plataforma online Danfoss Learning, onde durante as algumas semanas participaram em diversas salas de aula virtuais dedicadas ao aprofundamento de conhecimentos técnicos e práticos na área da refrigeração.
Ao longo de cerca de trinta aulas virtuais, compostas por textos, esquemas e animações, cada aluno começou por fazer uma revisão dos fundamentos dos processos termodinâmicos de refrigeração, percorrendo depois uma variedade de conteúdos de aprendizagem previamente selecionados de forma a ficarem a conhecer e compreender a composição e o modo de funcionamento das instalações e aplicações frigoríficas da área do frio comercial e da área do frio industrial, bem como os desafios inerentes à entrada de novos fluidos frigorigéneos no mercado.
Após a realização de cada uma das aulas virtuais os alunos foram sujeitos a um teste de avaliação de conhecimentos adquiridos, sendo que em caso de não obter sucesso (resposta incorreta a mais de 25% das perguntas) havia a possibilidade de repetirem o módulo e sujeitar-se a nova avaliação.
Os conhecimentos adquiridos na Danfoss Learning foram complementados com aulas teóricas e teórico-práticas na ESTCB, onde receberam formação presencial sobre constituição e dimensionamento de ciclos práticos de refrigeração bem como sobre normas aplicáveis ao sector, já publicadas (DNP Guia 5:2016 – Identificação de Tubagens de Fluidos em Instalações Frigoríficas), ou em fase de publicação (NP EN 378 (2017) – Sistemas Frigoríficos e Bombas de Calor).