A Escola Superior Agrária de Castelo Branco assinala o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore no dia 21 de março de 2024, com a plantação de um Jacarandá com a comunidade escolar, comemorando o 40º aniversário do início das atividades letivas, sendo descerrada uma placa em homenagem a todos os que passaram, e contribuíram para fazer da ESACB uma escola de passado, presente e futuro.

O jacarandá, espécie com o nome botânico Jacaranda mimosifolia D. Don., é originário da Argentina e do Brasil e em Portugal comporta-se como uma árvore (quase) caducifólia, pois perde as suas folhas só no início do inverno. Mas a sua exuberância é na floração quando exibe os cachos de flores aromáticos e azuis por volta do Mês de Junho, anunciando o verão e a época dos exames. Os frutos, são cápsulas com uma forma imperfeitamente oval e achatada, em forma de conchas. Trata-se de uma árvore de sombra, melífera e medicinal.

É uma ocasião para aumentar a consciencialização sobre a importância das árvores para o meio ambiente e promover a proteção e a plantação de árvores.

O Dia Internacional das Florestas 2024 será comemorado com o tema ‘Florestas e Inovação: novas soluções para um mundo melhor”.

Durante a semana têm sido plantadas mais uma dezena de árvores nos espaços ajardinados da ESACB e no dia 21 de março, pelas 17h realizar-se-á a cerimónia de plantação do Jacarandá no espaço ajardinado lateral direito do edifício principal.

Convidamos todos a estarem presentes.