O “Help2Care - Capacitação de Cuidadores Informais no Autocuidado” é um projeto interdisciplinar, multiregional, colaborativo, de aprendizagem e investigação baseada na prática, envolvendo estudantes, docentes e stakeholders, tendo como principais objetivos desenvolver um modelo de capacitação de cuidadores e utentes para o autocuidado e capacitar profissionais de saúde para a sua utilização.
Este modelo incluirá um manual para apoiar o cuidador, uma plataforma digital (website e app) e o manual (guião) com o modelo de capacitação dos cuidadores/utentes para ser utilizado pelos profissionais de saúde.
Liderado pela investigadora Maria dos Anjos Dixe (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria), o projeto tem como parceiros a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, a Escola Superior de Saúde do IPLeiria, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém e o Centro Hospitalar de Leiria.
A primeira reunião teve lugar na Escola Superior de Saúde de Santarém, com o objetivo de discutir a calendarização e as especificidades do respetivo plano de atividades, para o qual foi atribuído cofinanciamento comunitário. Estiveram presentes os investigadores da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias afetos ao projeto, Ana Maria Baptista Oliveira Dias Malva Vaz e Catarina Elisabete Gonçalves Leitão, a investigadora responsável do projeto, Maria dos Anjos Dixe (Escola Superior de Saúde do IPLeiria), José Joaquim Penedos Amendoeira Martins e Mário João Ribeiro da Silva (Escola Superior de Saúde – IPSantarém) e Teresa Jesus Almeida Peralta do Centro Hospitalar de Leiria.
O projeto “Help2care” é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 126.343 euros para um investimento elegível de 148.652 euros.