O primeiro curso sobre “Compositional Data and Their Analysis” decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB, com o patrocínio e apoio da Sociedade Geológica de Portugal, no âmbito do recém-fundado grupo especializado em Análise de Dados e Inteligência Espacial.

O curso foi ministrado pelos professores eméritos, Vera Pawlowsky-Glahn (Universidade de Girona) e Juan Jose Egozcue (Universidade Politécnica da Catalunha), cujo extenso trabalho científico na análise estatística de dados composicionais foi reconhecido com vários prémios atribuídos durante as suas longas e profícuas carreiras.

A formação foi estruturada em módulos, que abrangem os fundamentos teóricos básicos, definições e propriedades, juntamente com a apresentação de estudos de caso submetidos pelos participantes. Através da avaliação conjunta dos estudos de caso, foram exploradas e avaliadas bases de dados composicionais, levando a uma ampla discussão sobre a abordagem composicional. A interação entre participantes e formadores foi muito frequente, incluindo momentos de partilha e discussão sobre colaborações futuras.

A organização agradece aos professores pela sua disponibilidade e partilha de conhecimento, aguardando com expetativa a próxima edição do curso.