O projeto EuroAGE+ continua a trajetória de sucesso dos anteriores projetos INTERREG - POCTEP EuroAGE e EuroAGE2, ao promover tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos idosos na região EuroACE.

O EuroAGE+ marca um novo capítulo na cooperação entre Espanha e Portugal, com foco na inovação e transferência de tecnologia. O projeto procura promover o envelhecimento ativo e saudável, especialmente entre os idosos, e pretende desenvolver e aplicar tecnologias avançadas ao serviço dos idosos, como jogos sérios, robôs de assistência social e análise de sinais cerebrais. Estas ferramentas têm como objetivo estimular os idosos em aspetos relacionados com a atividade física, atividade cognitiva e atividades socio-emocionais, promovendo uma vida autónoma e enriquecedora.

O projeto teve início no final de 2023, tendo a Escola Superior de Tecnologia do IPCB (ESTCB) acolhido a primeira reunião técnico-científica entre os diferentes parceiros. Estiveram presentes mais de vinte investigadores das entidades parceiras: Universidade da Extremadura (líder do projeto), Instituto Politécnico de Castelo Branco, Cluster Sócio-Sanitário da Extremadura, FundeSalud, Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva, Universidade de Valladolid, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico da Guarda. Esta colaboração não só melhora as capacidades de investigação e inovação, mas também aborda desafios demográficos comuns na região.

A equipa do IPCB é coordenada por Paulo Gonçalves, docente da ESTCB, tendo participado na reunião os docentes Vitor Pinheira (ESALD), Maria Guardado Moreira (ESECB), os alunos António Alves, Erica Varela e o investigador Rodrigo Bernardo.

O projeto não só dá continuidade aos sucessos dos seus projetos antecessores, mas também expande os seus horizontes. Com o objetivo de chegar a 200 profissionais e beneficiar mais de 1.000 utilizadores mais idosos, o projeto promete ter um impacto significativo na região EuroACE, esperando-se que os resultados influenciem mais de 50 instituições e empresas do meio empresarial.

O projeto EUROAGE+ Rede Internacional de Investigação, Inovação e Transferência de Tecnologia para a Promoção do Envelhecimento Ativo é cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.