A primeira comissão instaladora do IPCB iniciou funções em Outubro de 1980. As duas Escolas Superiores iniciais entraram em funcionamento respectivamente, em 1982, a Escola Superior Agrária (ESA) e em 1985 a Escola Superior de Educação (ESE). A ESA está instalada na Quinta da Sr.ª de Mércules que dispõe, entre outros espaços e equipamentos, de um Jardim Botânico, Estufas, Anfiteatro e Parque de Máquinas. Por sua vez a ESE fica localizada no centro de Castelo Branco, possuindo excelentes instalações e espaços verdes..

Em 1990 é criada a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que após ter sido extinta em 1997, suscitou a criação de duas novas escolas, a Escola Superior de Tecnologia (EST) e a Escola Superior de Gestão (ESG), em Idanha-a-Nova. A EST localiza-se no campus da Talagueira, junto à Associação Empresarial da Região de Castelo Branco, entre a cidade e o Parque Industrial, na tentativa de aproximar ensino e mercado de trabalho. A ESG funciona em Idanha-a-Nova, a cerca de 25 km de Castelo Branco, num palacete do início do século XX, englobando um campus com instalações novas, modernas e funcionais.

Criada em 1999, a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) funciona actualmente no Campus da Sr. ª de Mércules e é hoje reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelos profissionais que forma nas áreas da música, design, comunicação e multimédia.

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) foi criada em 28 de Março de 2001, sucedendo à anterior Escola Superior de Enfermagem com mais de meio século de existência. A ESALD está a funcionar no Campus da Talagueira, onde o IPCB construiu um edifício completamente novo e de qualidade capaz de albergar o crescente número de alunos que procuram os cursos de saúde.

Dotado de excelentes instalações e equipamentos desportivos, importantes apoios sociais, servido por transportes públicos regulares entre as diversas Escolas e as residências, o IPCB é hoje uma instituição que oferece aos seus alunos um ambiente de formação técnica, científica e cultural de elevado nível que obedece a todas as exigências do sistema de acreditação nacional.

A par da sua formação, a comunidade académica do IPCB marca de uma forma muito significativa a vida da cidade de Castelo Branco, quer através das diversas iniciativas levadas a cabo pelas escolas, quer através das suas associações de estudantes.