O jogo “Constituição”, criado no âmbito do Projeto Civitas, financiado pelo Active Citizens Fund através da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya Barreto, contou com a consultoria científica da Escola Superior de Educação do IPCB e o acompanhamento da Assembleia da República.

O jogo transmite de forma divertida a importância deste referencial comum a todos nós e onde se inscrevem direitos e liberdades fundamentais, tendo sido apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Professor António Feijó. Contou ainda com a participação de representantes da Beirra Serra – Associação de Desenvolvimento e de professores e alunos dos agrupamentos de escolas da Cova da Beira envolvidos no projeto CIVITAS.

Destinado a crianças a partir dos 8 anos, o “Constituição” tem como principais objetivos reforçar a literacia democrática, educar para a participação cívica e celebrar os valores da Constituição da República Portuguesa. Pensado pela Associação Beira Serra e pela Triciclo Editora, com a ajuda de mais de 150 crianças, a diversão com esta viagem por casas de avanço e recuo está garantida. Ao longo do jogo, as casas especiais têm também muito para ensinar a todos os participantes: o direito à educação, à cultura e à saúde, a liberdade de imprensa, a defesa do ambiente, as eleições livres, a organização do poder político, o direito de reunião e de manifestação… No fim, depois de responder a perguntas, fazer mímicas e coligações, quem conquistar mais cravos sai vencedor.

Em 2024, a Democracia está em festa e, em 2026, será a vez da Constituição, aprovada a 25 de abril de 1976. Para esta grande celebração de todas as liberdades, direitos, deveres e garantias conquistados, convidam-se famílias e amigos para uma reunião à volta do tabuleiro do jogo da Constituição.