O Coro Autêntico da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB realiza no próximo dia 1 de outubro, pelas 15:00 horas, um concerto na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, dirigido pelo maestro Gonçalo Lourenço, com apresentação de obras do arquivo musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.
O concerto integra-se no projeto Autêntico e surge como resultado de um trabalho de investigação realizado por José Raimundo no Arquivo de Música da Casa de Bragança. Foram transcritas e estudadas as obras de alguns dos mais ilustres compositores que passaram pela Capela dos Duques de Bragança em Vila Viçosa, na Sé de Évora ou de Portalegre, entre os finais do séc. XVI e princípio do séc. XVII. A interpretação procura enquadrar as obras na sua época, dado o seu caráter intimista e funcional.
Trazer a público compositores como António Pinheiro, Roberto Tornar, Mateo Romero, Duarte Lobo, António Pinheiro, entre outros, é tornar mais compreensível aos nossos dias a prática religiosa e a organização social de uma época. A riqueza do património musical português deste período merece ser conhecida, como elemento imprescindível ao entendimento da história da música em Portugal.
O evento incluirá ainda o lançamento de um CD e a edição das obras em partituras, e tem como objetivos preservar e divulgar a produção musical desses compositores, valorizando assim um património português reconhecido internacionalmente.

Partilhe