Nuno Batuca, mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “IT Service Management: Conceitos e Processos” na revista científica “Ciências da Computação”.

O trabalho centra-se na análise e discussão dos conceitos inerentes aos processos de Tecnologias de Informação (TI), auxiliando quem está a dar os primeiros passos nesta área, e resulta do Projeto Aplicado, orientado pelos docentes Vasco Soares e João Caldeira. Ao longo do documento são descritas as fases que compõem o Information Technology Service Management (ITSM) e o Information Technology Infrastructure Library (ITIL), sob a forma de um guia orientador.

Num mundo cada vez mais tecnológico, a alta disponibilidade dos sistemas é cada vez mais exigente aos serviços de TI. O ITSM pode ter um papel fundamental na gestão de TI, auxiliando clientes e parceiros para que o serviço prestado apresente a melhor relação custo/ benefício, diminuindo o tempo de inatividade e as interrupções dos serviços. Procura-se potenciar o valor do negócio. Neste contexto, o ITIL aparece como uma framework que tem como objetivo auxiliar e facilitar a definição do negócio e a implementação da gestão de ITSM.

O artigo está disponível para consulta em https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/294.

Partilhe