Nuno Fernandes e Pedro Torres, docentes da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, deslocaram-se à Universidade de Oradea, na Romênia, onde tiveram a oportunidade de lecionar nas áreas da Engenharia e Gestão Industrial e de Automação e Robótica, promovendo a demonstração tecnológica e académica que caracteriza o IPCB.

Além das atividades de ensino, os docentes interagiram com alunos de doutoramento, conhecendo de perto os seus trabalhos de investigação e promovendo a troca de experiências académicas, e visitaram as instalações do Centro de Nanotecnologia e do Polo de Transferência de Tecnologia, que está em construção.

Um aspeto notável é o investimento substancial em infraestrutura e tecnologia de ponta que está em curso, alinhado com o conceito da Indústria 4.0. Na Universidade de Oradea já estão instaladas algumas células robotizadas, com forte aposta nos robôs de soldadura e AMR (Autonomous Mobile Robots) para atividades de logística interna, entre outras tecnologias de vanguarda.

A deslocação foi realizada no âmbito do Programa Erasmus+ e visou reforçar as colaborações para mobilidades futuras de alunos e docentes entre as duas instituições. A parceria internacional entre o IPCB e a Universidade de Oradea promete abrir novos horizontes de ensino e investigação para ambas as instituições, impulsionando ainda mais a excelência académica, a inovação tecnológica e a colaboração que já existe do passado.