O Politécnico de Castelo Branco acaba de lançar o Projeto Kaleidoscope – Inclusão e Diversidade. Trata-se de um projeto de sensibilização para a inclusão, e de incentivo à valorização da heterogeneidade e diversidade na comunidade académica do IPCB.
Constituído pela equipa do IPCB Ana Raquel Ribeiro, Psicóloga dos Serviços de Ação Social; Rosário Quelhas, docente de Educação Especial na Escola Superior de Educação; e Vasile Ângela, bolseira em Design na Escola Superior de Artes Aplicadas, o projeto Kaleidoscope pretende, através de uma estratégia mais informativa e educativa, modificar crenças e atitudes, reduzir desigualdades, abordar a igualdade de género, e combater e prevenir eventuais comportamentos discriminatórios.
Ao longo de 6 meses, serão abordados 6 temas distintos sobre grupos minoritários na academia: comunidade LGBTQIA+, estudantes internacionais, estudantes com necessidades educativas especiais, saúde mental e problemas financeiros, e a vida quotidiana dos estudantes nacionais. Cada mês/tema terá uma cor diferente associada ao tema em discussão.
O projeto Kaleidoscope inclui um conjunto de iniciativas, desde podcasts mensais com convidados muito especiais, a sessões de sensibilização para toda a comunidade académica de entrada livre e gratuita, à disponibilização de cartazes alusivos às diferenças nas escolas superiores e residências de estudantes.
Todas as atividades serão divulgadas nas redes sociais do IPCB.
Sendo um projeto aberto a toda a comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes), está disponível o email kaleidoscope@ipcb.pt para envio de sugestões de temas a abordar no futuro.

PODCAST

Episódio 1 - Apresentação do Projeto
O projeto Kaleidocope, é um projeto de sensibilização para a inclusão que incentiva a valorização da heterogeneidade e diversidade no IPCB. Através da realização de sessões abertas a toda a comunidade académica, de forma a facilitar o acesso à informação sobre grupos minoritários, servindo também para modificar crenças e atitudes, reduzir desigualdades e prevenir comportamentos discriminatórios.
Com periodicidade mensal e convidados especiais, cada episódio do podcast tem uma cor diferente associada ao tema em discussão: estudantes internacionais, comunidade LGBTQIA+, alunos com dificuldades financeiras, Limitações físicas, sensoriais e/ou cognitivas ou problemas de saúde mental, vida quotidiana dos estudantes portugueses.

Episódio 2 - "Diferentes Orientações Sexuais"
O segundo episódio do podcast Kaleidoscope aborda o tema “Diferentes Orientações Sexuais”. Ao longo de quase uma hora, os alunos convidados João Fernandes e João Rodrigues contam ao microfone as suas histórias, receios e como tem sido a experiência enquanto estudantes do IPCB.
Conduzido por Ana Raquel Ribeiro, psicóloga dos Serviços de Ação Social do IPCB e por Rosário Quelhas, docente da Escola Superior de Educação, o formato conta com a colaboração da designer Angela Vasile, bolseira na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), e com o apoio à produção do sonoplasta Luís Marques e do músico João Pedro Carlos, ambos da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.