O Quinteto Sextante, composto por estudantes da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco, conquistou o primeiro prémio em música de câmara – categoria B1 na última edição do International Mozart Competition Vienna, destacando-se lado a lado com outras formações de Portugal, Itália e Hungria.

Promovido pela The Classical Music Company, o concurso é dedicado à memória do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, visando promover a aprendizagem e a performance de músicos de todas as idades e geografias, os quais são avaliados por artistas e pedagogos de instituições como o Conservatório de Amesterdão, a Filarmónica de Nova Iorque ou a Academia do Teatro alla Scala de Milão.

Adicionalmente, as cinco jovens que se encontram a frequentar cursos de licenciatura e mestrado no IPCB foram convidadas a participar na gala dos laureados, a ter lugar a 4 de maio na Musikverein, ilustre edifício da capital austríaca que, na sua sala principal, acolhe o concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena. Num espetáculo moderado pela soprano Neivi Martinez, uma seleção dos vencedores irá interpretar peças de Liszt, Verdi, Debussy, Chopin, Paganini, Bach ou Brahms.

Recentemente, o Quinteto Sextante conquistou também o primeiro prémio em música de câmara na London Classical Music Competition, sobressaindo nesta categoria em relação a outros agrupamentos de Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Chile e Estados Unidos igualmente a concurso na competição que visa descobrir talentos emergentes e promover músicos de exceção de todo o mundo.

Na bagagem, o grupo camerístico conta ainda com o primeiro prémio do VIII Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde, tendo-se apresentado nos "Recitais a’CORDA!" organizados pela Academia de Música de Alcobaça, no ciclo “Fronteiras” do Festival Cistermúsica, bem como em diversos concertos na cidade de Barcelos.

Formado em 2022 no contexto da classe de Música de Câmara da ESART-IPCB, sob orientação do professor Pedro Ladeira, o Quinteto Sextante é constituído por Catarina Monteiro e Laura Pereira (violinos), Eva Padrão (viola), Verónica Godinho (violoncelo) e Inês Simões (clarinete). Já como formação profissional independente, tem como objetivo explorar e interpretar repertórios que vão do período clássico até à atualidade, incluindo obras portuguesas.