“Buen Vivir - Compartilhar o Futuro para uma Mudança Transformadora” foi o tema das VIII Jornadas de Serviço Social da Escola Superior de Educação do IPCB, iniciativa que teve como propósito discutir as dificuldades do setor, abordando-o nas dimensões política, relacional, assistencial, técnico-operativa e reflexiva.

Em linha com as celebrações do Dia Mundial do Serviço Social e com o tema proposto pela International Federation of Social Workers (IFSW), que em 2024 se centram no bom viver e no bem-estar, a oitava edição desta iniciativa alertou também para a necessidade de abordagens inovadoras, orientadas pela comunidade, e da coexistência com a natureza, realçando a importância dos assistentes sociais na condução de mudanças positivas, assentes no respeito mútuo e na sustentabilidade.

A comissão científica foi constituída por Marco Domingues, Marisa Candeias e Regina Viera, docentes da licenciatura em Serviço Social, tendo a comissão organizadora sido constituída por Célia Chainho, Carolina Gonçalves e Mafalda Graça, estudantes do 3.º ano do mesmo curso. As jornadas contaram ainda com o enquadramento e apoio interno da Age.COMM - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB, da United Nations Academic Impact (UNAI), e o precioso contributo e envolvimento da comunidade académica.

Os trabalhos iniciaram com uma sessão dinamizada pelo núcleo da delegação centro da Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), em que as assistentes sociais Maria Graça Neto, Claúdia Morgado, Dulce Pitarma e Elia Costa desafiaram os estudantes de Serviço Social para “O olhar do outro”. A iniciativa consiste em recolher opiniões e representações da comunidade geral face aos assistentes sociais, desconstruindo as mesmas com a realização de trabalhos de aprofundamento e procurando a criação de slogans promotores da alteração de representações menos positivas associadas à profissão.

Na data em que se celebra o Dia Internacional do Serviço Social, 19 de março, realizou-se no Auditório Coménius do IPCB a conferência “Desafios do Buen Vivir e Bem Estar”, com Rogério Roque Amaro (CEI-ISCTE) e Susana Fonseca, da Associação Zero. Foi ainda apresentado o projeto do IPCB “Kaleidoscope – Inclusão e Diversidade”, por Ana Raquel Ribeiro, psicóloga dos Serviços de Ação Social e Rosário Quelhas, docente de Educação Especial na ESECB-IPCB e abordado “O papel da Educação para o Desenvolvimento no Buen Vivir”, numa conferência dinamizada por Hugo Marques, da Fundação Gonçalo da Silveira. O dia terminou com uma mesa redonda de reflexão em torno dos diferentes temas, contando a participação dos coordenadores das licenciaturas da ESECB: Rui Paulo (Desporto e Atividade Física), Paulo Afonso (Educação Básica), Luís García (Secretariado) e Marco Domingues (Serviço Social).

O terceiro e último dia incluiu o QUIZ “Mergulhando nas Jornadas”, iniciativa sobre o serviço social aberta a toda a comunidade académica, que foi organizada e dinamizada pela Associação de Estudantes da ESECB.