A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB realizou a décima primeira edição da Feira do Emprego e do Empreendedorismo, iniciativa com um programa cuidadosamente desenhado para cobrir temas essenciais sobre o futuro do emprego e as competências necessárias para sobressair no mercado de trabalho atual. Este evento, que rapidamente se tornou uma referência para a instituição, cumpriu o seu objetivo de reforçar a ligação entre os estudantes e o mercado de trabalho, bem como entre as empresas e instituições da região. Destaca-se com grande satisfação o envolvimento direto dos colaboradores e alunos da ESGIN na organização do evento.

A feira decorreu no Auditório Prof. Domingos Rijo, na ESGIN, e atraiu uma ampla variedade de participantes, desde estudantes a jovens empreendedores e membros da comunidade em geral na procura de oportunidades de emprego. Foi disponibilizado um espaço onde diversas empresas puderam apresentar as suas ofertas de trabalho e programas de apoio para aqueles que procuram emprego ou estão interessados em criar o seu próprio negócio, nomeadamente a Addeco, Grupo Your, IEFP, AEBB, ACICB, InovCluster, Vera Cruz, Enforce e CEI. Adicionalmente, decorreram atividades ao ar livre no espaço exterior, com o apoio da Raia Aventura, incluindo experiências interativas pela empresa SMIITY.

A sessão de abertura centrou-se na discussão "Emprego e Empregabilidade: Necessidades e competências para o futuro", moderada pelo Professor Luís Farinha, contando com a presença de figuras de destaque como o Comendador Joaquim Morão, o Agente de Execução David Lemos Morgado, Ricardo Machado da SIBS, Paulo César Laranjeira Luís Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, António Marto da BTL Bolsa de Empregabilidade, Hugo Nobre da WD Retail e Paulo Cohen da Enforce.

Seguiu-se a apresentação de sessões Paralelas dedicadas às áreas das Ciências Empresariais, Ciências Jurídicas e Turismo, moderadas pelos docentes Ana Pinto, Miguel Serra e Ana Rita Garcia, respetivamente. Nestas sessões, profissionais de cada área e antigos alunos que já integram o mercado de trabalho discutiram perspetivas profissionais e desafios de carreira, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interagir e esclarecer dúvidas.

A tarde do primeiro dia da iniciativa foi preenchida por sessões mais dinâmicas, das quais se destacam o "RoadShow das empresas – Speed Presentation", moderadas pelas docentes Marta Félix e Marta Falcão, com a apresentação de empresas como o Grupo Your, Enforce, Adecco, Smiity, IEFP e InnovCluster, que ofereceram uma oportunidade única de networking direto como potenciais empregadores. Decorreu ainda uma sessão direcionada para o "Boosting na tua carreira", com Ricardo Varela do Transfor Group, a abordar temas cruciais como a elaboração do CV, preparação para entrevistas de emprego, aconselhamento de carreira e networking.

O segundo dia da XI Feira do Emprego e do Empreendedorismo iniciou com uma apresentação especial sobre o Boom Festival, conduzida por Américo Batista, oferecendo aos participantes uma visão única sobre um dos mais emblemáticos festivais de música e cultura da nossa região, bem como a divulgação das oportunidades de emprego. Seguiu-se uma sessão dedicada à "Inovação e Empreendedorismo: Oportunidades e desafios", painel moderado por Catarina Pereira do CMCD que contou com a participação de figuras proeminentes do setor, incluindo Rui Ferreira da Portugal Ventures, Ana Palmeira de Oliveira da Labfit/ AEBB e Luís Martins da empresa Territórios Criativos. Esta sessão explorou as diversas facetas do empreendedorismo e da inovação, desde a conceção de ideias até à sua execução, destacando os desafios e oportunidades no panorama atual, fornecendo aos participantes insights valiosos e inspiração para o seu percurso profissional e empreendedor.

O encerramento da Feira do Emprego e do Empreendedorismo foi marcado por momentos culturais e de lazer e seguiu com um convite na sessão "Dá-me um abraço... com Miguel Gameiro", reforçando a mensagem de comunidade e união. Depois de este ter elaborado na Cozinha Velha da escola, e de ter dado a provar, algumas das suas propostas gastronómicas, a que  se seguiu um preâmbulo motivacional, ocorreu o fecho com um "Momento Musical" que contou com a atuação de Miguel Gameiro, vocalista da Banda Polo Norte, acompanhado pelas Adufótuna e CarpeTuna, encerrando a Feira não apenas como um evento de emprego e empreendedorismo, mas também como uma celebração da cultura, arte e humanidade, deixando uma marca na memória de todos os que participaram.

Os participantes da Feira também tiveram a oportunidade de ganhar prémios apelativos, como bilhetes para o Boom Festival, karting, cinema, estadias em hotéis e jantares em Monfortinho, contribuindo para uma atmosfera de celebração e envolvimento.

Este evento não só ofereceu um espaço para diálogos significativos sobre emprego e empreendedorismo, mas também celebrou o espírito de colaboração e inovação da comunidade ESGIN, marcando um ponto significativo na ligação entre estudantes, profissionais e o tecido empresarial da região. O sucesso da feira reflete o compromisso da ESGIN e do Instituto Politécnico de Castelo Branco em apoiar o desenvolvimento profissional dos seus estudantes e da comunidade em geral. A ESGIN expressa o seu agradecimento a todos os participantes, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para o sucesso deste evento emblemático.