Objectivos Gerais
- Integrar criticamente o conhecimento científico aplicável na área da intervenção social escolar
- Integrar modelos teóricos e estratégias de intervenção social, em geral, e de acção social escolar, em particular
- Aplicar conhecimentos e desenvolver a capacidade de levantamento de necessidades e de compreensão e de resolução de problemas, em situações novas e complexas, de modo multidisciplinar, na área de intervenção social escolar
- Desenvolver projectos criativos e experiências inovadoras no domínio da intervenção social escolar
- Utilizar técnicas avançadas de planificação, desenho e implementação de programas e projectos comunitários, integrando a intervenção social escolar
- Desenvolver competências ao nível de integração social escolar de crianças e jovens, valorizando a sua participação e cooperação no grupo, na família e na comunidade
- Desenvolver uma atitude investigativa que permita identificar e equacionar possíveis soluções para problemas concretos de integração social e escolar, nomeadamente através da elaboração e concretização de projectos de investigação – acção em intervenção social
- Desenvolver a capacidade de produzir, comunicar e divulgar conhecimentos e experiências inovadoras no âmbito da intervenção social escolar, de forma clara, a públicos dos mais variados estratos socioculturais
Plano Curricular
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Análise Social da Educação | 189 | TP: 35; OT: 10; | 7 |
Planeamento e Desenvolvimento de Projetos em Contextos Educativos | 162 | TP: 35; OT: 10; | 6 |
Sociologia da Infância e Juventude | 162 | TP: 35; OT: 10; | 6 |
Metodologias de Investigação | 162 | TP: 45; OT: 10; | 6 |
Seminário de Especialização | 135 | OT: 10; S: 20; | 5 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Políticas Sociais e Política Educativa | 162 | TP: 35; OT: 10; | 6 |
Animação e Ocupação de Crianças e Jovens em Contextos Socioeducativos | 162 | TP: 35; OT: 10; | 6 |
Intervenção Psicológica em Contextos Educativos | 189 | TP: 35; OT: 10; | 7 |
Grupos de Risco e Inclusão Escolar | 189 | TP: 35; OT: 10; | 7 |
Seminário de Estágio/Trabalho de Projeto | 108 | OT: 10; S: 25; | 4 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Opção | 810 | OT: 24; E: 310; | 30 |
Saídas Profissionais
A integração e a coexistência na escola de grupos social e culturalmente heterogéneos, exigem profissionais com saberes e competências capazes de responder à diversidade da população escolar, com vista à construção de uma escola e de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Assim, este 2º Ciclo de Estudos pretende assegurar a aquisição de uma especialização de natureza académica e/ou profissional em Intervenção Social Escolar e formar profissionais especializados em problemas sociais e escolares, capazes de identificar e mobilizar os recursos educacionais, familiares e comunitários que permitam prevenir e responder adequadamente às diferentes situações de risco em que se podem encontrar crianças e jovens.
A sua intervenção no âmbito do mercado de trabalho pode desenvolver-se em áreas como:
- Escolas e Agrupamentos de Escolas
- Conselhos Municipais de Educação
- Autarquias
- Serviços Socioeducativos de Instituições ou Organizações públicas e/ou privados
- Mediação Social e Escolar
- Associações de Desenvolvimento
- Projetos de Intervenção Socioeducativos
- Serviços/Organismos de Prevenção, Apoio e Inclusão de Crianças e Jovens em Risco
- Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco