Projeto de Cocriação de Inovação – Empresas
 
Os processos de cocriação e a capacitação para o empreendedorismo são uma ferramenta de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial.

Esta abordagem promove a concretização de parcerias entre entidades de ensino superior politécnico com Microempresas, PME, Associações Empresariais, Organizações, Entidades sem fins lucrativos nacionais e permitem o alargamento a outras empresas internacionais, seja com o empreendedorismo de jovens do ensino superior, ou em projetos de cooperação ao nível de investigação e transferência de conhecimento.

Neste projeto iremos utilizar um modelo de cocriação premiado e global (Demola), para ajudar as empresas a explorar fenómenos, tendências e/ou tecnologias estrategicamente importantes para o futuro.

Para as empresas participantes, este projeto pretende servir como recolha de insights estratégicos e contextualização de trabalho de inovação e R&D.

Como resultados, esperamos que os desafios lançados em colaboração com as empresas produzam insights para o futuro, aprendizagem sobre tendências e sua influência, cenários de desenvolvimento futuro ou proposta de conceitos e/ou demos.

A empresa/organização obterá o direito de utilizar os resultados como entender.
 
A participação não requer nenhum outro investimento do que o tempo para as breves reuniões semanais de acompanhamento.

Os projetos a definir são orientados para explorar tendências e fenómenos futuros e questões do tipo “E se? (what if?)” de múltiplos pontos de vista.

Para isso, os membros dos grupos são recrutados entre estudantes do ensino superior (millenials) para trazerem os contributos e visões da próxima geração.

Na prática, o processo propõe:
  • Escolher um tópico a explorar e desenhar um desafio em conjunto com a empresa;
  • Recrutar uma equipa multidisciplinar de 4-6 estudantes para trabalhar e explorar o desafio;
  • Apoiar a equipa na utilização de várias ferramentas durante o processo de co-criação (8 semanas – Setembro a Dezembro);
  • Realizar pequenas reuniões semanais de acompanhamento das atividades e guiar o trabalho da equipa;
  • Analisar e discutir os resultados em detalhe no final do processo.

Saiba mais sobre o Co-Creation Portugal Initiative - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo aqui.

As empresas ou organizações que estejam interessadas em promover desafios de cocriação devem formalizar a sua candidatura, preenchendo e submetendo este formulário.
 
FORMULÁRIO
 
Para mais informações contacte-nos através do seguinte email: ceder@ipcb.pt.
 
Esta Ação decorre no âmbito do projeto “Link Me Up – 1000 Ideias, sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo” (POCI-03-33B5-FSE-072070), com o objetivo de promover ecossistemas de inovação e fortalecer a colaboração entre a academia e as empresas através da facilitação de projetos que envolvem equipas multidisciplinares de estudantes, professores e organizações/empresas na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades.

Este é um projeto em rede que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico e diversos parceiros da rede de instituições de ensino profissional, que irá decorrer ao longo de três anos e que tem o apoio financeiro do COMPETE/Portugal 2020.