O projeto de redesign da marca do IPCB resulta da necessidade de modernização da marca atual e da reorganização da sua arquitetura no sentido de reforçar a união entre as escolas; amplificar o reconhecimento da marca da instituição e reforçar o sentimento de pertença da comunidade académica.
O IPCB tem como principais objetivos transferir para a comunidade o conhecimento proveniente dos seus ambientes de investigação e das redes nacionais e internacionais que integra; formar, qualificar e integrar jovens no mercado de trabalho e formar profissionais no ativo ao longo da vida e de acordo com as necessidades da sociedade. Para a sua comunicação, a instituição pretende modernizar a sua marca e a sua identidade visual; promover a união entre as escolas e aumentar o reconhecimento interno e externo da marca da instituição.
O IPCB destaca-se pela sua experiência focada no “saber-fazer” em articulação com o tecido empresarial e institucional da região; por métodos de aprendizagem modernos baseados no saber prático e na investigação aplicada e por uma oferta formativa representativa a nível nacional em todas as áreas. O ipcb é o único politécnico nacional com seis escolas nas áreas da saúde; agrária; educação; gestão; tecnologia e artes. É também uma instituição acolhedora onde existe uma grande proximidade entre alunos e docentes; localizada no centro da península ibérica, numa cidade segura, com bom custo de vida e boas acessibilidades.
O IPCB concorre com outras instituições de ensino superior – Politécnicos e Universidades – em particular com as que estão localizadas na região centro do país, nomeadamente em Coimbra; Guarda; Santarém; Portalegre; Leiria e Lisboa.
O IPCB tem como principais públicos externos os jovens e os encarregados de educação dos jovens que estão a concluir o ensino secundário e que procuram ingressar no ensino superior e os alunos internacionais que tencionam vir para Portugal, com destaque para os provenientes dos países de língua oficial portuguesa.
Como públicos secundários, consideram- se as instituições de ensino com as quais o ipcb tenha ou pretenda vir a estabelecer parcerias; os municípios da região; empresas e organizações empresariais da região; instituições culturais e sociais da região e os habitantes de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova.
Com uma comunidade académica formada por cerca de 5000 alunos e 500 funcionários, o público interno tem também uma enorme relevância.
O IPCB pretende ser o pivot do desenvolvimento económico, social e cultural de todo o território; um centro de Investigação, desenvolvimento e inovação (i&D+i) moderno com capacidade de transferir para a comunidade o conhecimento, a tecnologia e as competências provenientes dos seus ambientes de investigação e das redes nacionais e internacionais que a instituição integra. Ser o centro de uma rede de conhecimento, de apoio e cooperação viva, dinâmica e moderna.
O processo de redesign da marca implicou a alteração da sua arquitetura. As marcas das unidades orgânicas – escolas e serviços – deixam de ter símbolos próprios e adotam o símbolo da instituição, verificando-se uma transição para uma arquitetura de marca única em que as marcas das escolas estão subordinadas à marca da instituição. Esta alteração tem o objetivo de amplificar a identidade da instituição; reforçar simbolicamente a união entre as escolas e fomentar o sentimento de pertença dos alunos, docentes e pessoal não docente.
No sentido de cumprir os objetivos de modernizar e de rejuvenescer a marca da instituição, a sua nova identidade visual, traduz-se numa personalidade mais jovem, arrojada, dinâmica e futurista.
Futuro
Modernidade
Crescimento
Mérito
Ambição
Inovação
Ligação
Superação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Educação
Escola Superior de Tecnologia
Escola Superior de Artes Aplicadas
Escola Superior de Gestão
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
Serviços de Ação Social
Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional
Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação