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A Marca

O projeto de redesign da marca do IPCB resulta da necessidade de modernização da marca atual e da reorganização da sua arquitetura no sentido de reforçar a união entre as escolas; amplificar o reconhecimento da marca da instituição e reforçar o sentimento de pertença da comunidade académica.

O novo Logótipo

O IPCB tem como principais objetivos transferir para a comunidade o conhecimento proveniente dos seus ambientes de investigação e das redes nacionais e internacionais que integra; formar, qualificar e integrar jovens no mercado de trabalho e formar profissionais no ativo ao longo da vida e de acordo com as necessidades da sociedade. Para a sua comunicação, a instituição pretende modernizar a sua marca e a sua identidade visual; promover a união entre as escolas e aumentar o reconhecimento interno e externo da marca da instituição.

O IPCB destaca-se pela sua experiência focada no “saber-fazer” em articulação com o tecido empresarial e institucional da região; por métodos de aprendizagem modernos baseados no saber prático e na investigação aplicada e por uma oferta formativa representativa a nível nacional em todas as áreas. O ipcb é o único politécnico nacional com seis escolas nas áreas da saúde; agrária; educação; gestão; tecnologia e artes. É também uma instituição acolhedora onde existe uma grande proximidade entre alunos e docentes; localizada no centro da península ibérica, numa cidade segura, com bom custo de vida e boas acessibilidades.

O IPCB concorre com outras instituições de ensino superior – Politécnicos e Universidades – em particular com as que estão localizadas na região centro do país, nomeadamente em Coimbra; Guarda; Santarém; Portalegre; Leiria e Lisboa.

O IPCB tem como principais públicos externos os jovens e os encarregados de educação dos jovens que estão a concluir o ensino secundário e que procuram ingressar no ensino superior e os alunos internacionais que tencionam vir para Portugal, com destaque para os provenientes dos países de língua oficial portuguesa.

Como públicos secundários, consideram- se as instituições de ensino com as quais o ipcb tenha ou pretenda vir a estabelecer parcerias; os municípios da região; empresas e organizações empresariais da região; instituições culturais e sociais da região e os habitantes de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova.

Com uma comunidade académica formada por cerca de 5000 alunos e 500 funcionários, o público interno tem também uma enorme relevância.

O IPCB pretende ser o pivot do desenvolvimento económico, social e cultural de todo o território; um centro de Investigação, desenvolvimento e inovação (i&D+i) moderno com capacidade de transferir para a comunidade o conhecimento, a tecnologia e as competências provenientes dos seus ambientes de investigação e das redes nacionais e internacionais que a instituição integra. Ser o centro de uma rede de conhecimento, de apoio e cooperação viva, dinâmica e moderna.

O processo de redesign da marca implicou a alteração da sua arquitetura. As marcas das unidades orgânicas – escolas e serviços – deixam de ter símbolos próprios e adotam o símbolo da instituição, verificando-se uma transição para uma arquitetura de marca única em que as marcas das escolas estão subordinadas à marca da instituição. Esta alteração tem o objetivo de amplificar a identidade da instituição; reforçar simbolicamente a união entre as escolas e fomentar o sentimento de pertença dos alunos, docentes e pessoal não docente.

No sentido de cumprir os objetivos de modernizar e de rejuvenescer a marca da instituição, a sua nova identidade visual, traduz-se numa personalidade mais jovem, arrojada, dinâmica e futurista.

Palavras-chave

Futuro

Modernidade

Crescimento

Mérito

Ambição

Inovação

Ligação

Superação

As Marcas das Unidades Orgânicas