A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

A linguagem universal do Desporto: docente da ESECB-IPCB destaca-se em congresso internacional na Coreia do Sul

João Petrica, docente na Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco, participou no Congresso Mundial de Ciências do Desporto, realizado na Coreia do Sul, em outubro. João Petrica foi orador convidado no primeiro fórum de discussão sobre a designação a adotar mundialmente para a área científica da tradicional Educação Física, uma vez que em diversas regiões do globo são usadas terminologias diferentes.
Na sua intervenção, o docente do IPCB teve oportunidade de defender a ideia de um único termo: Desporto, tal como são utilizados os termos Medicina, Direito, Engenharia ou Música, para designar outras áreas. “Desporto é aprendizagem, é esforço, é atividade física, é movimento, é saúde, é ciência, é entretenimento”. Defendeu ainda a ideia de uma formação de base, semelhante para todos os cursos desta área científica, que inclua o conhecimento do corpo e o seu funcionamento, o conhecimento da motricidade e do movimento, e a vivência e experimentação prática que possibilite perceber as dificuldades e particularidades das diferentes práticas físicas. 
A discussão sobre a designação a adotar mundialmente para a área científica do desporto é um tema pertinente e atual, pois na Europa a terminologia utilizada é Ciências do Desporto, devido à sua forte ligação ao Desporto e ao estudo do seu fenómeno, enquanto que nos Estados Unidos adotou-se a designação de Cinesiologia, por conta da sua associação às ciências da saúde. Já na Ásia, a designação utilizada é Atividade Física, fruto de uma visão mais abrangente e relacionada aos seus efeitos para a saúde.

07/11/2025