A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Colóquio Internacional Working CLIL 2025 na ESECB-IPCB promove debate sobre plurilinguismo e Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESECB-IPCB) foi palco da 4.ª edição do Colóquio Internacional Working CLIL 2025.
A iniciativa, que decorreu de 30 de junho a 1 de julho, reuniu mais de uma centena de participantes oriundos de Portugal, Espanha, Estados Unidos da América e Turquia, com foco no tema do plurilinguismo e da aprendizagem integrada de línguas e conteúdos (CLIL).
Foi um dia e meio de trabalho intenso, marcado por apresentações, mesas redondas e workshops dirigidos a professores e investigadores.
Durante os trabalhos, foram debatidos problemas reais enfrentados pelas escolas no contexto do ensino bilingue e do ensino de línguas através de conteúdos, bem como os novos contextos plurilingues que afetam as escolas portuguesas, reforçando a importância da formação contínua de professores e da investigação aplicada em contextos educativos plurilingues, sempre em articulação de todos os níveis de ensino.
Organizado localmente pela Escola Superior de Educação do IPCB, pelo Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA) e pelo Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (AEGX), sob a égide do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies), o colóquio proporcionou um espaço de partilha entusiasmante de experiências, aprendizagem e colaboração. 
A 4.ª edição do Working CLIL 2025, consolidou-se como uma plataforma internacional para a reflexão crítica e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas em contextos cada vez mais diversos e multiculturais